Quem sou eu

Sou tudo aquilo que um dia quis ser. E como ja dizia o mestre do pagode, meu amigo Zeca, "...deixa a vida me levar...". E assim eu vou vivendo, ao sopro do vento, parando ali, aqui, sem nunca deixar a peteca cair. E esse sou eu, escravo da vida. E mesmo que aos trancos e barrancos, faço tudo que ela me mandar.

sábado, 24 de novembro de 2007

Ubiqüdade do amor


“É claro que está acontecendo em sua mente, Harry, mas por que isso significaria que não é real?”Alvo Dumbledore.

O amor é algo ubíquo. Mesmo não sendo tangível, o amor está presente na mente de todo nós, seres humanos ou não, onipresente, onisciente... Real. Não há esse ser que passe sem amor. Tantos sonhos que vem e vão, recheados desse sentimento... E eles são apenas nossas preces, preces sussurradas que só nós podemos escutar, ver... Mas que ficam incutidas em nossas memórias para podermos compartilhá-las. Por que o amor, puro, é o eixo de simetria entre uma vida e outra. Maquiavélico é tentar mareá-lo. Embora a missão seja quase, ou, impossível, existem tantos safados que atentam o amor, que em um fúnebre dia ele poderá se despedir de todos aqueles que o apoiavam e finalmente se esvaí. Caso isso venha a acontecer, o meu pranto vai inundar todo azul daquele mar... O vento vai rugir forte, as janelas vão bater, e finalmente... A chuva vai caí. Mais um dilúvio para historia da humanidade. Não foi por falta de aviso, sendo assim, não se queixem. No entanto, acho muito difícil que tal catástrofe realmente aconteça. Pois tão grande é a ubiqüidade do amor, e tão grande é sua inconstância que acha-lo no luar, no lugar certo e na hora certa, seria difícil... Muito difícil.Enfim, tão lindo ele é que, no Maximo, nós só conseguiríamos o fazer entrar em greve.

sábado, 17 de novembro de 2007

Idiossincrsias


Maneira própria de ver, sentir e reagir de cada individuo. Essa é a descrição da palavra idiossincrasia “dita” no dicionário Aurélio. Como podemos dizer que todos nós somos iguais se uma palavra tão bela como essa existe no nosso amplo vocabulário? Se cada um tem seu modo de ver o mundo, sentir suas emoções e reagir ao que acontece ao seu redor, como podemos ser semelhantes? No entanto, essa não é a questão. Existe outro significado que se encaixa muito bem a essa palavra. Se um dia eu vier a escrever um pai dos burros descreveria desta forma:

“Idiossincrasia: Maneira própria de ver, sentir, reagir e amar de cada individuo.”

Amar se exclui de “sentir” por que é um sentimento a parte que deve ser analisado com muito cuidado. Todos têm maneiras de amar diferentes, estou certo? Caso isso seja
verdade, como duas pessoas podem se amar sendo que a recíproca jamais existira?

- Aha! Peguei vocês!

E agora? O que acontecera a todos os casais se eles perceberem que um não ama ao outro da mesma maneira que o outro ama ao um? È impressionante o poder de uma palavra de apenas quatorze letras. Não se pode negar que grande parte da população não conhecia essa palavra “catastrófica” até lerem, ou ouvirem, esta minha crônica, mas eu já a conhecia e este fato me traz muitos pesares à noite.
Toda vez que coloco a minha cabeça sobre o travesseiro e sou banhado pelo luar, meu sono se esvai. Infinitas questões e fatos me vêm à mente e não consigo dormir. Ontem mesmo, logo quando me deitei, as minhas idiossincrasias vieram à tona.
Pensei em como está o mundo e senti raiva ao lembrar-me de todos os problemas que o assolam. Depois refleti sobre as minhas reações e vi que a raiva era uma constante no meu dia-a-dia, e isso não é bom. Finalmente, quando já passavam das doze, cheguei ao ponto crucial dos meus pensamentos. Meu amor. Ele, ultimamente, anda a flor da pele, assim como a raiva, o amor também é uma constante na minha vida hoje já que estou enamorado. E ai é que está o problema. Amar não é só amar. Incluem-se ao amor, ciúmes, fugacidade, felicidade e é claro, tristezas. A ambivalência deste sentimento chega a ser assustadora, por isso eu o incluiria a idiossincrasia. Parar e pensar nas diversas formas de sentir e agir do ser humano é o primeiro passo para entendê-lo, ou melhor, entender-se. Mesmo que no primeiro momento isso o confunda, você se acostuma, e percebi que cada um é como cada um é, e que esquecer as diferenças é o mais importante. Assim sendo, ao terminar desta crônica, esqueça as minhas idiossincrasias e vá pensar nas suas.

Insanos somos nozes


Defina "insanidade" - Demência; Qualidade de insano; Falta de siso.
Mas, me responda uma coisa:

- Por que demência?

Qual o problema de burlar uma cerca apenas para pegar uma bola?
Agora sim, qualidades de insano são varias, e variam... Depende muito do processo etílico degenerativo no qual o ser insano em questão foi posto a prova.
Falta de siso, realmente, nós insanos temos grandes chances de ficarmos sem o nosso siso*.
No entanto, só nós temos historias para contar para os nossos netos caso cheguemos vivos e com os órgãos intactos à terceira idade, pois nossas aventuras são extremamente perigosas... E não são poucas. Já descemos uma ribanceira para capturar um ser inanimado de duas letras que por sinal não nos serviu de nada, e agora peregrinamos para O "xurras" mais louco da minha vida. Era gente caindo, carne queimando, espeto furando, gente brigando, bola rolando, gente caindo, e as constantes e incessantes... Risadas.
Quantas risadas... Tantas que não lembro quantas. Provavelmente ficaremos com nossas faces deformadas de tanto esboçar sorrisos... Poderíamos até mesmo ter rasgado nossas bochechas ao soltarmos uma daquelas gargalhadas espalhafatosas ouvidas por toda Salvador... Será que você também as ouviu? Bom, isso não vem ao caso... Pois se ouviu quer dizer que não estava presente, e se não estava presente não é insano.
Agora vamos definir "atividade" - Qualidade de ativo; Profissão; Energia, Força, Vigor.
Profissões, não temos... Eu não consegui entender o que o "Aurélio" queria dizer com " Qualidade de ativo"... Então só nos resta energia, força, vigor. E precisávamos muito dessas palavrinhas mágicas para concretizar o nosso xurras.
Foi com energia que andamos tudo aquilo que tínhamos que andar. Foi com força que "batemos o baba" em total estado de insanidade. E foi com muito vigor que voltamos para casa, já que não tínhamos mais energia e nem força.
Chego a conclusão que palavras com o sufixo "dade" não podem ser combinadas... Insanidade com atividade nunca daria certo... Quer dizer, não daria certo para os outros, por que conseguimos tudo que queríamos e no fim tudo acabou bem.
Enfim, esqueça tudo que você leu e vá procurar sua responsabilidade por que o mundo já está bem servido de insanos ativos... Somos nozes.

*Siso - Bom senso ou dente.

Coração de estudante


Tentei exaustivamente me desvencilhar de ti para não chorar ou sentir a falta que me fará, mas, meu coração de estudante falou mais alto e não pude deixar de escrever esse memorial.
Eu sempre te amarei, onde estiver estarei, para sempre contigo Nobel... Meu Nobel... Nosso Nobel.
Tu fizeste de mim o que sou... Toda minha formação esteve em suas mãos durante oito anos, anos nos quais aprendi coisas muito mais importantes do que simplesmente o ensino escolar. Você me ensinou a ser leal, me ensinou a viver, me fez crescer... Fez-me ser o que sou.
E agora que vai embora, fisicamente, não posso deixar de homenageá-lo, seria inescrupuloso.
Não tenho dificuldades em me expressar com palavras, mas a falta que me fará é tão grande que pigarros me vêm à garganta ao simplesmente pensar em tudo que vivi aqui, e as palavras me faltam... Meu vocabulário se esvai.
Depois de todos esses anos me sinto preso a sua teia. Não me vejo estudando em outro colégio. Foi paixão a primeira vista... Desde o dia em que te vi quis ficar... Para sempre. Sempre... eu pensei que tu existiria pra sempre mas, vejo que me enganei. Acabei de perceber que o sempre só existe em memória... E que memórias, as melhores que tenho.
Nobel, você ficara guardado na minha memória e no meu coração eternamente, e sempre terei orgulho em dizer que, eu sempre te amarei, onde estiver estarei... Mesmo que em memória... Para sempre Nobel.
Com um triste e silencioso esforço me despeço de você, uma despedida mais do que emocionante, lagrimas escorrem pela minha face... Não posso mais continuar... Paro por aqui.

Mensagem para os bons




Humildade é para os fracos de espírito e coração que não acreditam em seu potencial... Em sua capacidade. Não sonho em ser alguém um dia na vida... Eu acredito... Eu serei alguém um dia na vida. Todos aqueles que não acreditam em si, e se dizem humildes, nunca vão para frente. Posso parecer antipático, mas não me importo com a opinião publica, não preciso dela. Os que realmente me importam gostam de mim como sou. Grandeza e soberania são para poucos... Só parar quem tem o jeito... Não para quem nasce "iluminado", isso é pura balela... Só quem cria suas oportunidades que vai para frente, e os verdadeiros homens são aqueles que se gabam e estão prontos para qualquer desafio... Prontos para vencer... Sempre prontos... Nada mais... Era só isso que eu queria passar para todos vocês... Acreditem.
Levantem-se e aplaudam... É disso que estou falando.